Educação

Centro Novo do Maranhão é destaque no Programa Conecta Biblioteca. Publicada em 31/08/2017 09:13:17
Na última quarta-feira (30), a Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade de  Centro Novo do Maranhão, recebeu a visita das bibliotecárias Aline Nascimento,  coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite- BPBL e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Cláudia Feres chefe do Serviço de Informação e Municipalização da Biblioteca Pública Benedito Leite.
 
A visita teve como objetivo realizar a supervisão da biblioteca municipal,  bem como  acompanhar o andamento do Programa Conecta Biblioteca no  município.  A equipe da BPBL está visitando os seis municípios maranhenses contemplados com o programa dentre eles Centro Novo do Maranhão.
 

O Programa Conecta Biblioteca é  desenvolvido pela ONG Recode em parceria com a Caravana  Studio e Fundação  Bill  & Melinda Gates e tem como   meta melhorar as práticas desenvolvidas pelas  bibliotecas públicas através de atividades que visem o empoderamento digital a jovens entre 14 e 29 anos a meta é  aumentar em 60% a frequência mensal das bibliotecas. Para a realização desse trabalho as bibliotecas devem seguir dois objetivos da Agenda 2030 da ONU. Objetivo 4-Educacao de qualidade e o objetivo 8-Trabalho decente e crescimento econômico.

Durante a visita a bibliotecária Aline Nascimento destacou a participação de Centro Novo no programa, pois no rank nacional  da pesquisa de opinião o município está em 5° lugar, e em 1° lugar na região Nordeste, tudo isso graças  ao empenho da Bibliotecária Maria Inês Morais Frazão  e ao apoio da administração municipal na pessoa da Prefeita Diva Silva.
 
A bibliotecária Maria Inês, diz que essa posição  no rank nacional só  foi possível graças ao apoio de vários colaboradores que ela já está conseguindo para o programa, dentre eles está  a gestão Diva Silva, dos Secretários Municipais de Educação, Edivaldo Costa e Raimundo João de Cultura e Igualdade Racial, e ainda vários educadores e estudantes que estão participando da pesquisa. Ela acrescenta que ainda não atingimos a meta e que todos podem ajudar respondendo ao questionário da  pesquisa que está disponível no    link: http://abre.ai/HNq.
 


A Prefeita Diva Silva acredita que esse programa vai ajudar aos jovens em busca do empoderamento digital e afirma que não medirá  esforços para continuar dando apoio ao desenvolvimento  do programa no município, para tal ressalta a reforma que está passando a biblioteca, garante que  em breve a biblioteca terá  Internet para que os jovens possam fazer os cursos oferecidos pela Plataforma Recode, e já se planeja para ampliar a biblioteca ou quem sabe construir um espaço bem mais amplo. Com tudo isso acontecendo quem vai ganhar são os usuários deste equipamento cultural chamado biblioteca pública.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!