Educação

Centro Novo do Maranhão é destaque no Programa Conecta Biblioteca. Publicada em 31/08/2017 09:13:17
Na última quarta-feira (30), a Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade de  Centro Novo do Maranhão, recebeu a visita das bibliotecárias Aline Nascimento,  coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite- BPBL e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Cláudia Feres chefe do Serviço de Informação e Municipalização da Biblioteca Pública Benedito Leite.

A visita teve como objetivo realizar a supervisão da biblioteca municipal,  bem como  acompanhar o andamento do Programa Conecta Biblioteca no  município.  A equipe da BPBL está visitando os seis municípios maranhenses contemplados com o programa dentre eles Centro Novo do Maranhão.

O Programa Conecta Biblioteca é  desenvolvido pela ONG Recode em parceria com a Caravana  Studio e Fundação  Bill  & Melinda Gates e tem como   meta melhorar as práticas desenvolvidas pelas  bibliotecas públicas através de atividades que visem o empoderamento digital a jovens entre 14 e 29 anos a meta é  aumentar em 60% a frequência mensal das bibliotecas. Para a realização desse trabalho as bibliotecas devem seguir dois objetivos da Agenda 2030 da ONU. Objetivo 4-Educacao de qualidade e o objetivo 8-Trabalho decente e crescimento econômico.

Durante a visita a bibliotecária Aline Nascimento destacou a participação de Centro Novo no programa, pois no rank nacional  da pesquisa de opinião o município está em 5° lugar, e em 1° lugar na região Nordeste, tudo isso graças  ao empenho da Bibliotecária Maria Inês Morais Frazão  e ao apoio da administração municipal na pessoa da Prefeita Diva Silva.

A bibliotecária Maria Inês, diz que essa posição  no rank nacional só  foi possível graças ao apoio de vários colaboradores que ela já está conseguindo para o programa, dentre eles está  a gestão Diva Silva, dos Secretários Municipais de Educação, Edivaldo Costa e Raimundo João de Cultura e Igualdade Racial, e ainda vários educadores e estudantes que estão participando da pesquisa. Ela acrescenta que ainda não atingimos a meta e que todos podem ajudar respondendo ao questionário da  pesquisa que está disponível no    link: http://abre.ai/HNq.

A Prefeita Diva Silva acredita que esse programa vai ajudar aos jovens em busca do empoderamento digital e afirma que não medirá  esforços para continuar dando apoio ao desenvolvimento  do programa no município, para tal ressalta a reforma que está passando a biblioteca, garante que  em breve a biblioteca terá  Internet para que os jovens possam fazer os cursos oferecidos pela Plataforma Recode, e já se planeja para ampliar a biblioteca ou quem sabe construir um espaço bem mais amplo. Com tudo isso acontecendo quem vai ganhar são os usuários deste equipamento cultural chamado biblioteca pública.