x


Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018
Min:23º | Max: 28º

I Conferência Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais é realizada em Centro Novo do Maranhão.

Com o tema "Política Nacional de Resíduos Sólidos e o impacto na vida dos cidadãos", a Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais realizou, nesta quarta-feira (30/05), no auditório do Centro Educacional Denizard Almeida e Silva a I Conferência Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Centro Novo do Maranhão.
A I Conferência Municipal de Meio Ambiente, teve por objetivo debater o gerenciamento e a organização da forma de como o município vem lidando com os seus resíduos sólidos, e através da Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS) que é uma lei (Lei nº 12.305/10) elaborar e implantar ações que fortaleçam a educação ambiental e a atitude responsável da comunidade, visando a sustentabilidade e o respeito ao Meio Ambiente.
A Prefeita Municipal Diva Silva e o Secretário de Meio Ambiente Zeca da Praia, abriram oficialmente a conferência, em seguida a Bióloga Gábia Araújo fez a leitura do Regimento Interno, e ainda a conferencista Elaíne Amaral e o assessor Ambiental David Rodrigues realizaram a apresentação dos aspectos nível Brasil e Municipal sobre os resíduos, com o foco principal na realidade de Centro Novo do Maranhão, sendo norteado ainda a ideia de debates sobre o tema.
No período da tarde entidades de classe, estudantes, representantes da sociedade civil e poder público formaram grupos para discutir e elaborar ações explorando os três eixos temáticos apresentados: GT1 - Produção e Consumo Sustentável GT2 - Impactos ambientais GT3 - Geração de Emprego e Renda com base na economia do lixo.
Na Conferência ainda aconteceu a eleição dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que tem por objetivo possibilitar o debate e a participação social entre governo e sociedade civil em torno da gestão ambiental no município. Ao final da Conferência todos os participantes foram certificados.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Zeca da Praia, enfatizou a importância da Conferência para a sensibilização da população sobre a forma de como vem sendo tratado os resíduos sólidos no município, onde a Prefeitura vem fazendo sua parte, realizando coleta regular, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio de panfletos informativos sobre o descarte correto dos resíduos, mas infelizmente muitas pessoas acabam descartando de forma incorreta os seus resíduos, o que prejudica o meio ambiente, finalizou.
A Prefeita Diva Silva destacou que a Gestão Municipal está empenhada para que todas as ações da Secretaria de Meio Ambiente sejam executadas da melhor forma possível, e a I Conferência Municipal de Meio Ambiente representa que trabalho deve acontecer com a participação da sociedade centronovense. A prefeita Diva Silva agradeceu a presença de todos na Conferência que tem por objetivo trazer saldos positivos para o Meio Ambiente, com relação aos Resíduos e preservação, além de criar mecanismos de conscientização para os moradores, finalizou.
Participaram ainda do evento o vice-prefeito Luiz Cupim, os Secretários Municipais de Esporte e Lazer Jailson Farias, de Cultura e Igualdade Racial, Raimundo João, de Turismo, Marina Oliveira, de Assistência Social, Iracema Alves, de Obras, Kekeuto e ainda as vereadoras Robervania e Laudirene e o Presidente da Câmara, vereador Mazinho, o Líder Político Domício Gonçalves. Gisele Sousa esteve representando a Avanco/MCT Mineração, além de representantes dos professores e diretores, de igrejas, da Saúde, da Construção civil e população em geral.
ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão


Publicado em: 31/05/2018

A Prefeita

Maria Teixeira Silva Da Silva

Prefeita Municipal

AV. JUSCELINO KUBITSCHEK, S/N, CENTRO
CENTRO NOVO DO MARANHÃO - MA
CEP: 65299-000

2018 - CENTRO NOVO DO MARANHÃO - Todos os direitos reservados

ASCOM/GABIN